terça-feira, 7 de outubro de 2008

A VIDA COMO ELA É...


É claro que quando lemos que existe uma forma de se dirigir no exterior com uma permissão de condução internacional ficamos felizes, pagamos R$156,00 para fazer cada uma das nossas duas permissões, o mais engraçado de tudo é que essa semana tivemos uma notícia de que uma brasileira teve a sua permissão internacional retida pelo policial português após uma colisão aqui em Lisboa...

Minha gente...a moça tinha o seguro do carro em dia, toda a documentação regularizada, está legalizada no país e o senhor policial apenas disse que com aquela permissão ela não tinha o direito de estar dirigindo e que para pegar o documento de volta deveria pagar um valor de 500€ no órgão de trãnsito competente...

Quando eu fiquei sabendo disso através de uma amiga que temos em comum com esta moça fiquei imensamente revoltada, visto que é a mesma autorização de condução que nós trouxemos do Brasil...

Agora, há aqui muitas informações desencontradas, há muita gente sem informação, como pode o DETRAN cobrar uma taxa dessas para chegar aqui e o indivíduo não poder dirigir?Não acredito que o erro seja do DETRAN e sim que o erro esteja neste guarda mal informado, ja combinamos eu e Pedro de imprimir a tal CONVENÇÃO DE VIENA para caso sejamos abordados e nos digam o mesmo estaremos com a convenção em mãos...

Quando fui solicitar na universidade a declaração de que eu havia sido admitida no curso de psicologia para solicitar o visto ai no Brasil eles bateram o pé que eu não tinha direito e que não me dariam a declaração sem antes eu fazer a matrícula, eu fiquei mesmo desesperada, só depois de ligar para uma advogada conhecida minha portuguesa e ela me informar sobre o que eu tinha ou não direito é que consegui a declaração sem pagar matrícula antes de estar com o visto em mãos, por isso é um conselho que damos, não desista na primeira informação, as informações se desencontram a todo instantes, temos que correr atrás, pesquisar, ler, buscar ajuda e bater o pé...

Outra coisa que ainda não conseguimos averiguar com detalhes é que no Brasil estávamos lendo um edital de concurso da Petrobrás e lá dizia que o concurso permitia inscrições de cidadãos portugueses amparados pela lei de igualdade recíproca sei lá das quantas, ja aqui em Portugal não está ocorrendo o mesmo, uma amiga nossa foi se inscrever para concorrer a uma vaga na prefeitura de Amadora, está legal no país, é licenciada e pós graduada na função em questão no tal concurso e simplesmente foi impedida de se inscrever por não ser cidadã portuguesa.....como pode isso? Se há algum acordo de reciprocidade neste caso de concursos, não está sendo respeitado aqui em Portugal, vamos até fazer uma pesquisa mais detalhada sobre isso pois temos interesse em concorrer a vagas por cá também...

Se alguém descobrir alguma coisa sobre isso, algum tipo de acordo, algum tópico ou texto em qualquer lugar por ai por favor nos envie para que possamos exclarecer e publicar aqui no blog ok?

É isso ai pessoal e se a pessoa está ilegal em qualquer destas situações ela nem tem a quem recorrer pode ser feita de tola ou enganada na boa que não pdoerá correr atrás de seus direitos aqui, pensem nisso...imigrar ilegal nunca vale a pena!!

Maria e Pedro

Sem comentários: