terça-feira, 17 de junho de 2008

DESAFIO DE BRASILEIROS QUE VIVEM NO EXTERIOR..

Por: Paty Menezes

Segue abaixo matéria do blog Impressões Cotidianas da Jornalista Paty Menezes, vale a pena conferir há um depoimento meu e de Pedro, além de outros brasileiros morando fora do país, a matéria ficou de muito bom gosto e profissionalismo.

OBRIGADA PATY!!

O ser humano geralmente adora desafios, mudanças, novidades. É comum a crença de que se mudarmos de ambiente a vida pode melhorar. Essa saga não é para qualquer um. Conversei com brasileiros que vivem em lugares diferentes, três deles na Europa e um nos EUA. Conheça as aventuras, dificuldades, opiniões e principalmente os conselhos de cada um.

O casal Maria e Pedro*, de 30 anos decidiu que era hora de ousar. Os dois queriam estudar em outro país, ter um currículo diferenciado e novas experiências. Eles não tinham muita informação sobre a entrada de brasileiros no exterior, mesmo assim resolveram mudar-se de mala e cuia para Portugal, há um ano e meio. "É uma experiência de vida e tanto, cresci muito neste tempo e faria tudo novamente com exceção do fato de não termos vindo legalizados", conta Maria.

O marqueteiro Joaquim Gonçalves do Nascimento, 27 anos é natural de São Paulo e não estava satisfeito com a vida que levava. “Já não estava feliz comigo mesmo. A Europa foi uma conseqüência. Minha mãe já estava aqui, por isso acabei vindo pra cá, mas podia ter ido pra qualquer lugar”, diz.



Nando Cordeiro, de 27 anos, nasceu em Joinville (SC) e há 10 anos mora nos EUA. “Comecei a cantar desde cedo, com nove anos eu cantava com minha mãe, e aos 15 comecei a cantar em bares noturnos sempre acompanhado de minha mãe. O que me levou a morar fora foi o sonho de gravar meu 1º CD. Escolhi os EUA porque precisava fazer um curso de inglês e tínhamos em mente que era o melhor país para se viver naquela época”, conta o músico.

Nando diz que hoje dificilmente iria para a América. “Se fosse pra vir hoje pra cá, não teria a mesma coragem, até por que o dólar desvalorizou muito, então não vale apena deixar o Brasil. Tudo mudou aqui, o custo de vida é muito alto. Há 10 anos os brasileiros conseguiam enviar dinheiro para a família, hoje conseguimos apenas nos manter”, diz.

Ilegalidade
Pedro e Maria se arrependeram de viver ilegalmente em Portugal, pois a situação não é nem um pouco agradável. "Se vier ilegal há todos os contras aqui a sua espera... Se vier legalizado não vejo contras senão a saudade. Prós? Segurança, saúde pública, educação e a moeda. Hoje o Euro está 2,51, mas há picos de 2,70", diz Maria.

O casal não tem a liberdade de viajar pelo território europeu. "Nesse tempo que estamos aqui não conhecemos nenhum outro país, fruto da ilegalidade, claro. Uma pessoa ilegal pode se descoberta pelo SEF(Serviço Estrangeiro de Fronteiras) e receber uma carta "convidando" a se retirar do país em um prazo de 30 dias. Se a pessoa não sair de Portugal ela não conseguirá se legalizar depois, pois imagine como veriam uma pessoa que recebeu essa carta e não saiu do país? Não deve ser nada simpático", explica.

Maria diz que grande parte das pessoas tem uma imagem distorcida da concessão de vistos. "Um indivíduo ilegal aqui sofre muito sendo que Brasil e Portugal têm acordos que facilitam a concessão de vistos, então não custa tentar, as pessoas têm uma imagem de que todos os consulados são como o consulado americano, o que não é verdade. Brasileiros que estão aqui legalmente são muito bem tratados, podem pedir pelos seus direitos, conseguem trabalho rápido e são muito mais independentes", fala.

As dificuldades que o casal enfrentou e vêm enfrentando os levou a montar o blog Morar em Portugal para esclarecer dúvidas de brasileiros com o mesmo sonho. O blog também traz muitas dicas sobre a vida em solo lusitano. (Vale a pena conferir).

Recomeçar
Maria e Pedro pretendem vir ao Brasil nas férias do mestrado de Pedro e depois voltar para Portugal com o visto de estudante. Em breve poderão desfrutar a liberdade que tanto sonham.

Emprego
Joaquim tem descendência portuguesa, o que facilitou sua mudança para a Suíça, onde vive há sete meses. “Tenho cidadania portuguesa desde 2002, por isso ficou mais fácil. Só consegui emprego aqui por causa da cidadania, caso contrário teria que ir pra área de jardinagem, restaurante ou construção”, fala.

Maria diz que não foi difícil conseguir trabalho em Portugal. "Eu consegui logo porque para mulher sempre é mais fácil. Não pude escolher e fui trabalhar com limpeza. Eu nunca tinha feito isso no Brasil, foi duro, mas como todo trabalho é digno não me senti mal pelo trabalho, me senti mal por saber que eu posso muito mais do que aquilo e tive que ficar naquele trabalho, pois era o que tinha pra mim. Pedro ficou três meses sem trabalho porque fizemos um acordo de que ele só trabalharia na área dele e esperaríamos um tempo. Antes desse tempo ele conseguiu trabalho na área", conta.

Nando teve diversos trabalhos até conseguir realizar o sonho de gravar seu primeiro CD. “Eu vim pra cá pra fazer o curso de inglês, cantava à noite e de dia trabalhava limpando neve, arrumando quartos, fui jardineiro, lavador de pratos e até chefe de um restaurante, mas nunca deixei a musica de lado. Meu objetivo era ser músico. Quando fui chefe de restaurante ganhei uma grana e consegui gravar o CD”, diz.

O cantor e compositor Nando Cordeiro mora há 10 anos nos EUA


O perfil profissional do brasileiro
Para Maria, a criatividade e o empenho para conquistar o cliente, características notáveis do nosso povo, podem fazer a diferença. "Seja em que área for, há muitas chances aqui pelo fato dos portugueses serem um bocado acomodados. Se você for a uma loja, por exemplo, e pedir uma berinjela rosa e não tiver o vendedor simplesmente responde que não há e pronto. Ele nem se dá ao trabalho de dizer que não tem a rosa, mas tem a roxa. No Brasil eles te empurram a roxa e ainda te fazem acreditar que a rosa que você procurava não é tão boa!", diz.

Idioma
Nando diz que os imigrantes sofrem muito quando não conhecem o idioma. “Quando vivemos no Brasil acreditamos que aqui(nos EUA) é um mundo maravilhoso, mas na verdade é uma fantasia. Os imigrantes sofrem demais, se não souber falar o inglês fica pior”, conta.

Para Maria, que acaba de ingressar na faculdade de psicologia, Portugal foi escolhido por não saberem o inglês suficientemente. “Meu marido queria fazer um mestrado. O mestrado dele (que é da área de geografia) é muito bom em Portugal e por não falarmos "ainda" o inglês nos sentiríamos mais confortáveis aqui, pois além do impacto cultural não teríamos o impacto do idioma. Mesmo assim é difícil entender o que eles falam. É rápido demais", diz.

Para Joaquim é muito complicado quando alguém quer pedir algo e não conhece o idioma. “Antes de vir, fiz um mês de francês, intensivo de férias, mas mesmo assim foi difícil. Só depois de três meses que entendia algumas coisas. Agora entendo quase tudo, mas falar ainda é difícil. Para aprender depende de cada um, cada pessoa tem um tempo ideal e sofre bastante por não saber perguntar, pedir, essas coisas. Se você não sabe não arrisque, só se você quiser muito”, aconselha.

Diferenças e saudades
“Sinto saudades de tudo do Brasil, principalmente das festas... Quando cheguei aqui me assustei muito com o clima, mas eu gosto do frio, não foi difícil me adaptar! O Inverno é o clima dos enamorados... Nunca cogitei a possibilidade de voltar sem antes ter conseguido realizar meu sonho”, fala Nando.

Para Joaquim tudo é diferente. “Aqui o pessoal é mais educado, tem organização, segurança, qualidade de vida entre outras coisas”, diz. Por outro lado ele tem que enfrentar a saudade, que é grande. “Nada é como no Brasil. Sinto saudades do meu pai, dos meus amigos, dos costumes, comidas, cultura e da nossa língua”, diz.

Maria tem saudade do sotaque brasileiro. "Sinto saudade da voz do meu povo, aquele sotaque lindo do brasileiro, aquela voz docinha. Aqui a forma como falam parece que estão sempre brigando uns com os outros", conta rindo. Já Pedro sente falta dos amigos. "Não tenho muito com quem conversar aqui. É diferente. O MSN quebra o galho", diz.

Amizades
O casal afirma que os portugueses, em geral, são um pouco mais reservados e discretos que os brasileiros. "É possível fazer amizades, mas não pense que vai chegar aqui e sua turma vai logo marcar um churrasco pra todos se conhecerem. Esqueça isso, aqui o povo é mais reservado e não comentam de suas vidas com facilidade. É muito diferente. Pedro tem um amigão no mestrado, o rapaz é casado, mas nunca comentou nem sequer o curso que a esposa dele faz. Pedro só sabe que ela estuda muito, pois o rapaz sempre comenta. É muito estranho, mas respeitamos o jeito deles e tudo corre bem", conta Maria.

Joaquim espera conseguir fazer amizades verdadeiras como as que têm em São Paulo. “Conheço vários portugueses e alguns brazucas de ir a casa e tudo, mas só o tempo dirá...”, diz.

A imagem do brasileiro e o preconceito
Para o casal, o homem brasileiro é visto como trabalhador. Já a mulher, infelizmente, não tem uma imagem tão positiva. "O homem brasileiro é sempre da obra. Quando eles vêem um com mais escolaridade já olham diferente, mas sabem que os brazucas vêm pra trabalhar mesmo, então valorizam isso. Já a mulher brasileira tem que se impor e muito aqui. Vou dar um exemplo, uma amiga nossa conheceu um português em uma situação comercial em que foi preciso ela passar o telefone para ele para posterior contato. Esse senhor começou a ligar convidando-a a ir tomar um café e ela sempre recusava (ela é comprometida) até que um dia ele ligou e disse assim: "Olha minha filha o negócio é o seguinte não se faça de inocente, pois nós dois já sabemos muito bem o que eu quero, somos adultos e ponto final. Nem parece que és brasileira". Sem comentários!", conta Maria.

O brasileiro que vive na Suíça é enfático. “Pensam que somos vagabundos, mortos de fome, por isso saímos do Brasil, que todas as mulheres são prostitutas, e ainda por cima, acreditam que todos no Brasil têm por obrigação saber sambar...”, diz.

"Algumas pessoas não alugam imóveis pra mulheres brasileiras, pois segundo um amigo nosso português, essas pessoas dizem que há um sério risco do imóvel virar uma 'casa de pouca vergonha', como ele disse. E nem podemos nos queixar, aqui há muitas prostitutas brasileiras e a mulher brasileira exerce um poder sobre os homens que vocês nunca imaginarão se não puderem aqui vir e ver. Terrível isso....Já está estigmatizado", fala Maria.

“Já senti preconceito principalmente por parte dos portugueses, mas eles esquecem que aqui na Suíça são imigrantes também. Mas de outras nacionalidades ainda não”, diz Joaquim.

“Preconceito existe em todo lugar do mundo, aqui não é diferente. Somos bem vistos, os americanos gostam dos brasileiros, porque somos batalhadores, e só vem pra cá quem gosta de trabalhar”, diz Nando.

Profissões em alta na terrinha
Maria acredita que dentistas brasileiros são bem vistos em Portugal. “Há uma rixa entre os dentistas portugueses e brasileiros. Não sei se a equivalência é fácil, pois aqui eles são médicos dentistas: estudam medicina e se especializam em odontologia. Eu trabalhei com um dentista aqui que ganhava em torno uns 30.000€ por mês, ele é português. Acredito que pessoas da área de marketing aqui também tenham sucesso, mas não sei bem sobre essa área”, fala.

Pedro diz que a área de TI tem muito espaço. “Os programadores brasileiros são muito bons e falta mão-de-obra nessa área aqui. Recomendo e muito”, diz.

Dinheiro fácil: verdade ou ilusão?
"Verdade se você tiver consciência de que pra isso deverá viver uma vida enxuta e humilde. Nós não viemos pra cá com esta idéia. Queremos enriquecer nosso currículo, então vivemos aqui como se vivêssemos no Brasil. Temos nossa casa montadinha, dois quartos, moramos só os dois, ele faz o mestrado dele eu começo em setembro, vivemos aqui sem nos privarmos de nada... Então claro, não juntamos dinheiro", explica Maria.

Para Joaquim é ilusão. “Se você não consegue ai, não é aqui que vai conseguir, pra fazer economia faz por ai, porque só assim alguém consegue mandar grana pro Brasil. E outra, quem mora em grandes centros urbanos como São Paulo é difícil arriscar em outro país...”, diz. Para ele o que vale mesmo é a experiência cultural. “Se você quer apenas morar fora do Brasil, não venha. Mas se quer conhecer outras culturas, independentemente se vai ganhar grana ou não, ai tudo bem”, diz.

“Sempre sonhei morar aqui, as chances de trabalho no Brasil são poucas e o salário é uma vergonha, sem contar que pagamos muitos impostos, mas pretendo voltar a morar no Brasil, porque é um país acolhedor, as pessoas são humanas, um ajuda o outro. Se vier com a cabeça voltada apenas em trabalho, você consegue ganhar dinheiro, mas tem que trabalhar muito, muito mesmo, são 12, 15 horas de trabalho diários”, orienta Nando.

Depois de tantos conselhos só falta você decidir se você topa o desafio ou não. Pesquise nos sites de consulados, embaixadas, blogs, grupos de brasileiros ou de estudantes, etc. Jamais viaje sem qualquer tipo de informação e principalmente sem o visto. Só assim você poderá aproveitar essa bela oportunidade de crescimento.

Mais sobre o assunto em:
http://www.sairdobrasil.com/
http://www.brasileirosnaeuropa.com/
http://moraremportugal.blogspot.com/
http://www.consulado-brasil.pt/
http://www.consuladoportugalsp.org.br
http://www.oilondres.com.br/
http://www.elondres.com/
http://www.consulados.com.br/consulados/usa.html
http://www.tiosam.com/brasileiros_no_exterior.asp

Blogs brasileiros pelo mundo
http://www.mundopequeno.com/


*Pedro e Maria tiveram seus nomes preservados.

sábado, 14 de junho de 2008

Portugal impede a entrada de 13 brasileiros

Treze brasileiros foram impedidos de desembarcar esta semana em Portugal. O grupo havia saído em um avião de Fortaleza na quarta-feira do Aeroporto Internacional Pinto Martins com destino a Lisboa, mas foi barrado pelos órgãos de fiscalização portugueses e mandado de volta para o Brasil. A maioria estava indo em busca de trabalho na Europa, mas não tinha proposta formal de emprego.


Ontem à noite, já em Fortaleza, os brasileiros ficaram detidos por quase uma hora no aeroporto para prestar mais informações à Polícia Federal. Cinco pessoas (três homens e duas mulheres) ficaram em Fortaleza. Os outros oito passageiros seguiram para São Paulo. As bagagens foram retidas no aeroporto de Lisboa. Em março deste ano, dois estudantes cariocas, que iriam participar de um congresso em Portugal, foram impedidos de entrar na Espanha e devolvidos ao Brasil. O fato acabou desencadeando uma crise diplomática entre Brasil e Espanha.

Por causa da medida, os órgãos brasileiros aumentaram o rigor na triagem feita no desembarque de estrangeiros nos aeroportos de todo o País. Em Salvador, sete espanhóis foram repatriados ao tentarem desembarcar. A ação foi entendida como uma retaliação ao tratamento dispensado aos brasileiros barrados em Madri e foi executada pela Polícia Federal. No Ceará, um espanhol que iria para a Praia de Jericoacoara foi mandado de volta no mesmo avião para a Espanha porque não conseguiu comprovar onde iria ficar hospedado.

Fonte: Yahoo

sexta-feira, 13 de junho de 2008

RESPOSTA A PERGUNTA FEITA POR UM LEITOR COMENTADA NO POST ANTERIOR:

O QUE É GNR?

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança constituída por militares organizados num corpo especial de tropas, encarregado da segurança pública, da manutenção da ordem e da protecção da propriedade pública e privada em todo o território português, designadamente nas áreas mais rurais. Nas áreas urbanas, o policiamento é essencialmente da competência da Polícia de Segurança Pública (PSP). De notar que nos Açores e Madeira só opera a Brigada Fiscal da GNR, sendo resto do policiamento da inteira responsabilidade da PSP, mesmo nas áreas rurais.

Uma das responsabilidades mais visíveis da GNR é a guarda cerimonial de vários edifícios públicos, como o Palácio de Belém (Presidência da República), o Palácio de São Bento (Assembleia da República) e o Palácio das Necessidades (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Por analogia de funções, a GNR portuguesa corresponde à Gendarmerie francesa.

Organização

A Guarda Nacional Republicana está dependente para efeitos policiais e operacionais em tempo de paz, do Ministério da Administração Interna e para efeitos militares do Ministério da Defesa Nacional. A GNR inclui:

1) Comando-Geral, com sede em Lisboa;

2) Unidades Territoriais:

3) Unidades de Reserva:

  • Regimento de Infantaria (inclui as Companhias de Guarnição, o Batalhão Operacional - com companhias de ordem pública e de operações especiais e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) - unidade especializada em combate a incêndios e protecção civil) aquartelado em Lisboa (o GIPS tem as suas companhias espalhadas por várias regiões do país);
  • Regimento de Cavalaria (inclui o Grupo de Esquadrões a Cavalo, o Esquadrão Moto-Blindado e o Esquadrão Presidencial), aquartelado em Lisboa;

4) Unidades Especiais:

  • Brigada Fiscal (responsável pela fiscalização aduaneira, fronteiriça e marítima), com sede em Lisboa e cobrindo todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira,
  • Brigada de Trânsito (responsável pelo policiamento rodoviário), com sede em Lisboa e cobrindo todo o território continental português;

5) Outras unidades:

  • Escola Prática da Guarda, unidade de instrução da GNR, com sede em Queluz e subunidades de instrução em Aveiro e Portalegre;
  • Banda de Música da GNR, com sede em Lisboa.
  • Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com a sua chefia de serviço junto do Comando-Geral da GNR e equipas destacadas pelas diversas Brigadas territoriais.

A Guarda Nacional Republicana é comandada por um Tenente-General e as suas Brigadas por Majores-Generais. As Brigadas incluem Grupos (comandados por Tenentes-Coroneis), Destacamentos (comandados por Capitães), Subdestacamentos (comandados por Oficiais subalternos) e Postos (comandados por Sargentos ou Cabos).

Os Oficiais da GNR são formados em cursos superiores específicos da Academia Militar. Os Sargentos e Praças são formados na Escola Prática da Guarda.

.............................................................XX..................................................................................................

O QUE É PSP?

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança portuguesa com as missões de defesa da legalidade democrática, de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos. Apesar de ter muitas outras funções a PSP é sobretudo conhecida por ser a força de segurança responsável pelo policiamento fardado e ostensivo nas grandes áreas urbanas de Portugal, estando o policiamento das áreas rurais reservado normalmente à Guarda Nacional Republicana. Pela sua grande visibilidade, aos olhos do público, a PSP tornou-se a Polícia por excelência em Portugal.

Áreas de Actuação

A PSP actua nas seguintes áreas funcionais:

  • Polícia Preventiva, incluindo a prevenção da criminalidade geral e organizada, prevenção do terrorismo, garantia da segurança de pessoas e bens, ao nível da pequena criminalidade, em áreas que não estejam reservadas à Polícia Judiciária;
  • Ordem Pública, normalmente através da utilização de unidades especiais tais como o Corpo de Intervenção e o Grupo de Operações Especiais;
  • Polícia Administrativa, incluindo a execução dos actos administrativos emanados da autoridade competente e algumas matérias de licenciamento administrativo;
  • Competências Exclusivas, incluindo o controlo de armas, munições e explosivos que não pertençam às forças armadas e de segurança e a garantia da segurança pessoal de altas entidades nacionais e estrangeiras e de outros cidadãoes sujeitos a ameaça relevante;
  • Competências Especiais, incluindo a segurança aeroportuária e a protecção de missões diplomáticas e internacionais;
  • Programas Especiais, incluindo "Escola Segura", "Idosos em Segurança", "Comércio Seguro", "Verão Seguro" e "Violência Doméstica".
.......................................................................XX...........................................................................................
O QUE É PJ?
POLÍCIA JUDICIÁRIA

A Polícia Judiciária (PJ) é o principal orgão policial de investigação criminal de Portugal, vocacionado para o combate à grande criminalidade, nomeadamente ao crime organizado, terrorismo, tráfico de estupefacientes, corrupção e criminalidade económica e financeira. A Polícia Judiciária está integrada no Ministério da Justiça, actuando sob orientação do Ministério Público.

Organização

A PJ é dirigida pelo Director Nacional e engloba uma estrutura central constituída por:

  • Directoria Nacional, da qual dependem:
Conselho de Cooperação Operacional,
Conselho Superior de Polícia Judiciária,
Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais,
Conselho Administrativo;
  • Direcção Central de Combate ao Banditismo;
  • Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes;
  • Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira;
  • Unidade de Informação Financeira;
  • Departamentos Centrais (de Informação Criminal e Polícia Técnica, de Cooperação Internacional e de Prevenção e Apoio Tecnológico);
  • Departamentos de Apoio (Laboratório de Polícia Científica, Disciplinar e de Inspecção, de Perícia Financeira e Contabilística, de Telecomunicações e Informática, de Relações Públicas e Documentação, de Recursos Humanos, de Administração Financeira e Patrimonial, de Planeamento e Assessoria Técnica e de Armamento e Segurança).

A PJ engloba ainda uma estrutura territorial composta por Directorias regionais. Dependentes das Directorias, existem nas Comarcas Judiciais de maior dimensão, Departamentos de Investigação Criminal.

....................................................................XX..............................................................................................

Espero ter respondido suas perguntas, qualquer dúvida podem nos mandar que responderemos com todo prazer na medida do possível.

Atenciosamente.

Maria e Pedro




terça-feira, 10 de junho de 2008

RESPOSTA REFERENTE A "CARRIS"


O passe L1 que é o que nós usamos você pode usar na Grande Lisboa incluindo Oeiras sim, mas o L1 não vai até Cascais, se for de comboio por exemplo você poderá ir até Paço Darcos e comprar o bilhete complementar até Cascais...

No site da Carris há um mapa de cobertura dos passes, há o L...L1....L12....L123, cada um destes tem uma área de abrangência, o L só é válido em auto carros e os demais vão se acrescentando áreas, com o meu passe vamos até a Estação Oriente, Parque das Nações, vamos até Amadora, dá também pra usar o barco e ir até Cacilhas que é margem Sul do Tejo, o L123 é o que tem maior cobertura pode-se ir até Sintra com ele...

Espero ter respondido a pergunta com clareza, o link para o mapa das coroas referentes aos passes Carris está alí acima...

Obrigada!!!

Boa noite...

Maria e Pedro

domingo, 8 de junho de 2008

VIR COMO ESTUDANTE...


Eu conheço algumas pessoas que fizeram matrícula por aqui em cursos de verão(Aqui é verão meio do ano) ou cursinhos de curta duração e solicitaram visto de estudo no consulado de Portugal do Rio de Janeiro e obtiveram o visto na mesma, acho isso uma boa idéia também...

Há cursos de turismo, web designer(Que aqui tem uma ótima saída profissional), aconselho vocês a se informarem sobre isso, fazer a matrícula e com o comprovante de que estão matriculados aqui poderão solicitar o visto de estudo, agora entre Junho e Setembro é uma ótima fase pois é quando são oferecidos muitos cursos de verão aqui, sejam nas universidades ou escolas de cursos técnicos, há também cursos de fotografia...

Estes aqui são alguns links de escolas e cursos para vocês darem uma olhada se há algo que vos interesse, entrem em contato por email e busquem formas de se matricular estando ainda ai no Brasil, eles mandam comprovante de pagamento scaneado via email e isso ja é suficiente para você ir ao consulado tentar o visto, lembre-se que deverá levar uma carta e comprovante de rendimentos que pode ser o IR do ano anterior, de algum parente dizendo que vai custear seus estudos enquanto estiver por aqui ok?

É isso ai pessoal, sem visto é melhor ficar no Brasil!!

Umsuper abraço a todos...
Maria

quarta-feira, 4 de junho de 2008

RECOMEÇAR É PRECISO...


Bem, um dos motivos de criarmos o blog com nomes fictícios foi a liberdade de expor a nossa vida sem que saibam que somos, isso nos deixa mais a vontade pra falar de qualquer tema e jogar aberto com todos vocês sem mascarar nada, assim poderão saber da realidade que se passa por cá...

Como ja sabem, cometemos o grande erro de vir sem visto, isso porque na época não nos informamos suficientemente, coisa que procuramos compensar através deste blog, ajudando a vocês todos que tem intenção de vir pra cá...

Por conta disso e por nos sentirmos ainda muito limitados embora haja muitas perspectivas para nós, resolvemos que vamos ao Brasil aproveitando as férias do mestrado do Pedro e vamos levar toda a documentação necessária para voltar legalizados...

Quando chegamos viemos uns meses antes do mestrado começar para nos habituarmos com o país, o clima, a lingua (Falada super rápido...), ele só começou a estudar em setembro, quando começa o ano letivo aqui, neste tempo não tinhamos dinheiro para ir ao SEF renovar o visto de turista por mais três meses pois para isso teríamos que comprovar que tinhamos meios de subsistência aqui e o dinheiro que trouxemos além de comprar o computador adiantamos meses de aluguel para garantir ao menos nossa moradia...

Depois disso ele começou a trabalhar e a empresa ficou de legaliza-lo como comentei em um post anterior, porém ele ficou 1 ano nesta empresa e eles não legalizaram, ele ficou 1 ano emitindo recibos verdes, por conta disso se hoje fossemos ao SEF para regularizar nossa situação pagaríamos uma multa pelo tempo que estamos ilegais aqui, esta multa ficaria em torno de 600€ para cada um, teríamos que ja estar com um contrato de trabalho na mão pra provar capacidade de meios de subsistência aqui(Não temos o contrato)...fora que tem um amigo nosso que deu entrada no visto dele por aqui em setembro e até hoje não saiu o visto dele, pode ser rápido ou não....

Pesando tudo isso, resolvemos que vamos ao Brasil e voltar pra cá legalizados...

No Brasil há prioridade as soicitações de visto para estudantes e atletas acreditamos que no máximo em 60 dias sairá...

Ja levaremos uma promessa de trabalho do Pedro e a minha documentação da Universidade com data de iníco das aulas, devo fazer minha candidatura e prova de ingresso na semana que vem...

O pai do Pedro também fará uma declaração de que nos manterá aqui até que encontremos trabalho, no dia posterior a nossa chegada de volta aqui ja temos trabalho garantido nos esperando, isso significa que o pai dele nem precisará na realidade nos ajudar em nada...

É isso minha gente, quando dizemos que sem o visto não dá é porque realmente não gostaríamos que ninguem passasse pelo que ja tivemos que passar aqui, no Brasil minha vida era outra e por vir sem visto tivemos que passar por situações aqui de não ter escolhas a fazer...

Devemos ir meados de julho depois que o mestrado dele entrar em férias e as aulas retornam final de setembro, será o tempo que estaremos aguardando o visto no RJ...

Bom disso tudo é ir ao nosso querido país e ver a família, a saudade ja é enorme...

Os dois meses que ficaríamos por lá se estivessemos aqui ja eram 1000€ de aluguel, ja estaremos usando este valor e o da multa para pagarmos as passagens, como está em alta temporada os preços agora são mais altos, pela TAP 1989,92€ para dois adultos....aff.

No mais é isso queridos, obrigada pelas visitas, pelos recados no orkut, ja sentimos imenso carinho por vocês e esperamos do fundo do coração que estejamos ajudando a cada um ....

Uma quarta feira abençoada a todos vocês.
Maria e Pedro

terça-feira, 3 de junho de 2008

O QUE TERÁ URGENCIA EM FAZER QUANDO CHEGAR??



Quando chegamos a Lisboa a primeira coisa que decidimos fazer foi comprar um computador, não viemos com muito dinheiro, cerca de 1800€, porém decidimos investir em um computador e uma internet, o computador foi um investimento ótimo, com ele nos desenrascamos na hora de ir as entrevistas de emprego pois procurávamos no google maps, com ele falávamos a todo tempo com a família e amigos no Brasil e fizemos novos contatos aqui em Portugal, isso é muitissimo importante e aconselhamos a trazer seu portátil ou comprar um logo que chegar...

E não pense que isso é luxo, conhecemos pessoas que estavam aqui ha dois anos e nem um telefone fixo tinham, essas mesmas pessoas foram embora para o Brasil pois aqui não conseguiam trabalho senão em obras e limpeza, partindo do princípio que somos a nossa empresa eles colheram o que plantavam, qual era o investimento na empresa deles?? Não é luxo mesmo, quando ninguem estiver disponível para te dar informação você busca na net, se despacha e resolve seu problema...

Pode consultar valores na Worten, na FNAC e na Vobis,

O interessante de comprar um portátil é que vida de imigrante é meio que sem rumo e qualquer mudança que tiver que fazer é só colocar o portátil na mala e tchau.....rs.

Encontra-se um bom computador portátil por até 499€ o nosso é ACER 2.0GHz,512MB,80GB e compramos por este valor...

Outra coisa importantissima é um telemóvel(Aparelho de telefone celular), o nosso é Samsung compramos na época 2 telemóveis por 120€ por conta de uma promoção do dia dos namorados(Que aqui é comemorado em fevereiro, mês da nossa chegada aqui).....mas encontra aparelhos semi novos a venda, perfeitinhos e modernos por 50€ e até menos dependendo do seu bolso....rs.

Mais uma coisa importante, se você vier para Lisboa deverá procurar a Carris(Empresa de transportes daqui da grande Lisboa) e com seu passaporte fará o seu cartão de LISBOA VIVA PASSE, você NÃO precisa levar fotos 3x4(como dirão algumas pessoas), fiz maior sacrifício na época pra tirar as fotos e chegando lá a funcionária da Carris scaneou a foto do meu próprio passaporte, então é só levar o passaporte e 10€ e na hora sairá o seu cartão...Porque deve fazer este cartão? Porque com apenas 38€(Para o passe com cobertura L1) você andará de metro, auto carro, comboio, elétrico e barco em toda a região da grande Lisboa, quantas vezes por dia você quiser e precisar o MÊS TODO, quando cheguei aqui demorei um tempo pra fazer isso e gastei muito dinheiro pagando passagens isoladamene, portanto te aconselhamos a fazer isso, procure a Carris mais próxima de onde você estará e faça isso, fora de Lisboa não sei como funciona....

Poderá entrar no site da Carris depois e ver mais informações...

Depois disso, procure uma unidade das Finanças aqui em Portugal e solicite seu Cartão de Contribuinte, é como o nosso CPF ai no Brasil, existem algumas unidades das Finanças que só está liberando novos cartões à pessoas que ja entram no país com visto, então se você tem a péssima idéia de vir sem visto saiba que sem contribuinte você não abre conta em banco, não faz muitas coisas, mas tenha certeza que é de suma importância que providencie logo quando chegue o seu contribuinte, o custo dele é no máximo 10€ não passa disso e para ele você precisará além do passaporte um comprovante de morada, interessante você providenciar um comprovante de morada o mais rápido possível, o nosso foi as contas da Optimus Home, um telefone fixo sem contas, recarregamento de cartão como dos telemóveis, o bom dele é que quando você muda de endereço é só ligar para o 0800 da Optimus e solicitar a mudança de morada e o telefone estará funcionando normalmente, ja sai da loja habilitado e quando você chega a sua casa, o telefone móvel de número fixo ja está pronto a ser usado...importante ter os contatos de telefone telemóvel e fixo para colocar nos seus curriculares o Optimus Home custa cerca de 19,90€ vale muito a pena e no Centro Comercial Colombo tem uma loja(Ouros centros comerciais também devem ter)...

Recaptulando:

-Comprar um portátil
-Fazer o cartão LISBOA VIVA da Carris
-Comprar um telemóvel(A melhor operadora aqui é a TMN)
-Comprar um Optimus Home para ter a correspondência em sua casa que será seu comprovante de morada.
-Fazer seu cartão de contribuinte

Espero que tenha sido um bom post, amigos nossos sem informação padeceram por não ter contribuinte e nem saberem que precisavam providenciar um, outros ficaram dois anos por aqui sem telefone fixo acreditando que era caro simplesmente por não ousarem em entrar em uma loja e se informar, perguntar não custa nada gente...

Um abraço a vocês e volto amanhã com outro post...

P.s:ESTE POST NÃO É UM POST PATROCINADO, INFELIZMENTE........kkkkkkkk

Maria e Pedro

segunda-feira, 2 de junho de 2008

EQUIVALENCIA....


Hoje chegaram os meus diplomas do Brasil carimbados pelo consulado de Portugal no RJ, corri a uma escola secundária para pedir a equivalência para que eu possa fazer minha candidatura na Universidade de Psicologia.....

Quando cheguei a secretaria da escola pra fazer a solicitação tive apenas que preencher um formulário simples e me deram de 2 a 7 dias para ficar pronto...

Como meu curso secundário no Brasil é técnico isso me dá direito ao 12º ano de equivalência, fiquei super feliz com isso e ansiosa aguardarei ficar pronto...

A candidatura ao curso de psicologia é de 175€ e farei uma prova de ingresso para maiores de 23 anos, isso significa que não farei a mesma prova que os alunos portugueses fazem quando saem do 12º ano, assisto a uma palestra dada por um dos professores do curso de psicologia e faço uma prova baseada nessa palestra.....depois conto como foi a prova...

A concorrencia aqui não é grande e as chances são muitas de você passar em um curso de licenciatura o mestrado aqui...

Depois falamos mais....

Maria e Pedro