segunda-feira, 26 de maio de 2008

INGLÊS É FUNDAMENTAL...


Temos que ser sinceros né gente, no Brasil aprender inglês ainda não é uma oportunidade de todos e acredito que ainda está longe de acontecer isso, estudamos em escolas públicas eu e meu marido e ele cursou universidade federal, eu iniciei um curso universitário mas tranquei porque na época entre estudar e trabalhar eu tinha que optar por apenas uma e pra quem é brasileiro e um pouquinho inteligente sabe o que eu fiz não é? Pois então, as oportunidades estão restritas a uma minoria que tem condições de estudar em escolas particulares e aprender a língua desde cedo, ou àqueles que bancam um curso de inglês depois de adultos e nós não tivemos como estudar o inglês em nenhuma das duas situações...

Mesmo assim, a dificuldade é que no Brasil não existia uma cultura de que estudar o inglês era prioritário, hoje talvez essa idéia tenha criado alguns fortes adeptos que se esbarraram em situações de necessitar da lingua Inglesa e não ter para onde correr a não ser aprender mesmo...

Aqui em Portugal por mais que saibamos que estamos em um país que está entre um dos mais pobres da UE, praticamente todo mundo sabe falar outra língua, o inglês está entre a segunda língua mais falada e em seguida vem o francês, mesmo os Caboverdianos e Angolanos que vivem aqui falam o Crioulo, língua falada em algumas regiões Africanas, os imigrantes do Leste Europeu, Ucranianos, Búlgaros e C&a falam a sua língua materna, e nós brasileiros? kkkkkkkkkkkkkkkk, mal mal falamos o nosso "brasileiro" como os portugueses costumam dizer aqui, isso mesmo, eles não dizem que falamos portugues, dizem que falamos brasileiro, como se houvesse isso, mas.....enfim....

Outro dia meu marido foi ao mercado aqui perto de casa e na volta comentou que a operadora de caixa estava conversando normalmente com dois rapazes Ingleses que estavam a frente dele no caixa, meu marido ficou um tanto quanto chateado pois ele tem curso universitário, pós graduação e está terminando um mestrado e "ainda" não fala inglês, aqui é normal se ver na rua pessoas até mal arrumadas e que não damos nada por elas, respondendo informações de turistas estrangeiros na rua, confesso que ja vi isso algumas vezes por aqui e também não me sinto confortável, temos noção da lingua, mas dialogar ja é outro departamento......rs.

Estamos nos programando pra dar início(Nós dois juntos) a um curso de inglês no próximo semestre e se Deus permitir assim que der vamos à Inglaterra fazer um curso de imersão e tentar dar um empurrãozinho ao nosso currículum que ja pede isso ha algum tempo...

No mestrado, meu marido teve que se adaptar na marra, os professores nem perguntam se você sabe falar inglês, para eles isso é obrigatório, todo material do mestrado dele é em inglês e ainda bem que para leitura ele se vira bem, não fosse isso acho que ele teria abandonado o mestrado que ja está quase no fim...

Para quem pensa que vir estudar em Portugal será mamão com açúcar no quesito língua, pense bem e se aprimore caso ja saiba o idioma, caso contrário poderá de uma forma ou de outra se encontrar em dificuldades devido a isso...

Começo minha graduação em Psicologia no próximo semestre e não iria me desenrascar tão bem quanto ao meu marido mas sou corajosa e peço ajuda, corro atrás, me viro nos 30....rs, vamos ver no que vai dar...

É isso por hoje!!

Espero que tenha contribuído em algo...boa tarde.

Pedro e Maria

1 comentário:

Thais e Thiago disse...

Olá, td bem????
Nossa, deve ser um sufoco mesmo, estar aí e nao saber falar ingles.
Pois bem, eu estou querendo ir estudar em Portugal e tambem nao sei falar nada em ingles, nem p me virar!!! rsrsrsrs....
Vc disse que vai p Inglaterra no semestre que vem fazer o curso! Pq?? Lá é mais intensivo??? Aprende mais rápido??? É mais barato??? Vc te idéia de qto custa um curso de Inglês aí em Portugal??
O brigada pela atenção!!
Abraços, e BOA SORTE NO SEU CURSO!!! Vai dar certo, com ctz!!!
Email p resposta: thaisfalco@gmail.com