sábado, 24 de maio de 2008

PRECONCEITO RACIAL EM PORTUGAL


No Brasil com certeza existe muita discriminação racial ainda, mas nada se compara ao que acontece aqui em Portugal.

O preconceito aqui é gritante e até mesmo nojento, vou começar comentando sobre uma amiga nossa, ela veio do Brasil para estudar aqui em Lisboa e conheceu um português maravilhoso(Comentário pessoal dela), o rapaz era além de lindo, bem sucedido e charmoso o homem mais interessante que ela havia encontrado por cá, até ai tudo bem, ela estava mesmo vivendo um conto de fadas com este tipo até que um dia ele resolveu dizer a ela que não cumprimentava "pretos"(Formal normalmente usada para definir os negros aqui em Portugal), não se sentava com um preto a mesa, não tinha amigos pretos...enfim, nossa amiga ficou indignada e desiludida, um dia ela me contou chorando que estava muito dividida mas que não poderia continuar se relacionando com uma pessoa que pensava desta forma...

Quando ela foi terminar o namoro com ele ele zombou da cara dela como se ela fosse uma ignorante por agir de tal forma com ele, ela disse que no Brasil tem amigos verdadeiros e leais negros e que se ela continuasse com ele estaria sendo falsa e desleal com estes amigos, ele ainda complementou dizendo que preto amigo de branco deveria ter algum tipo de interesse, ela disse que não, mas ele insistia, disse que preto não é raça e que cachorros são melhores do que eles...

Quando ela me contou isso eu fiquei chocada, tanto eu quanto meu marido, isso é cruel e eu imaginava que não existia esse nível de coisa mais por ai...

Depois deste episódio começamos a reparar mais especificamente este caso, há situações de que, se só houver um lugar para sentar no auto carro e for ao lado de um preto, os portugueses viajam de pé para não terem que sentar ao lado desta pessoa....

Fomos procurar um apartamento para alugar e o senhorio do imóvel comentou com meu marido que gostaria muito de alugar para nós o apartamento ja que só estava aparecendo pretos interessados e para esse povo ele não tinha interesse em alugar o apartamento...

Eu estava trabalhando em um local e concorri a vaga com uma negra e a patroa disse quando entrei que preto ela não queria trabalhando ali...

Isso é RIDÍCULO, sentimos de perto o preconceito que a gente só lia nas revistas e jornais, senti pena destas pessoas por serem tratadas assim desta forma como se fossem diferentes de nós somente pela cor da sua pele, eu e meu marido temos amigos negros que amamos e admiramos e sinceramente Portugal está muito distante do Brasil no quesito respeito as raças, tudo bem que no Brasil ainda exista isso, mas tenho certeza que não é assim de forma tão depravada e escancarada...

Há muito falso moralismo por aqui e vamos falar mais sobre isso em posts futuros....

Brancos negros e amarelos para nós tem o mesmo valor e quando morrermos passaremos todos pelo mesmo processo.

Maria

2 comentários:

Unknown disse...

nao pode julgar todos por igual... esse cara é um em 1000, sei k mesmo assim a média é alta mas ja foi muito maior... veja o lado positivo, tem 999 sem preconceito na estatística:D...

Unknown disse...

o problema é...será que as pessoas omitiram seu preconceito quando reponderam essa pesquisa