sexta-feira, 30 de maio de 2008

NEM TUDO SÃO FLORES...


Pois é gente, hoje aconteceram coisas aqui, que merecem ser contadas. As vezes diferenças de culturas geram conflitos que nem imaginamos...vamos por partes então.

Nossa cozinha tá com uma infiltração que aos pouco tá fazendo aquele estrago. O dono do imóvel (senhorio, como dizem aqui), já sabia do problema e prometeu iniciar as obras assim que terminasse o periodo de chuvas, sim você não leu errado, enquanto tiver chovendo aqui, quase ninguem faz obras, principalmente pinturas, devido a humidade, etc e tal. Ok, essa semana decidiram correr atras do problema, já que a infiltração também atingiu outros apartamentos. Então ontem o senhorio esteve aqui com o responsavel pela obra, viram o problema e ficaram de marcar o inicio do concerto.

Hoje pela manhã eu e minha esposa saímos bem cedo para resolver umas coisas na rua e lá por volta das 10:00 o senhorio me ligou perguntando se estava em casa pois o empreiteiro queria olhar o problema. Eu disse que só a tarde e ponto. Agora vem a bomba.

Eu e minha esposa chegamos em casa por volta de 13:00 e tomamos o maior susto, simplesmente havia dois pedreiros dentro da nossa casa, a cozinha toda arrebentada, nossas coisas no chão...enfim o caos.

Simplesmente o senhorio veio aqui entrou no apartamento com a chave dele(que nem sabiamos que tinha cópia), e autorizou por conta dele o inicio das obras. Tentem se imaginar nessa situação...pois é...você chegar na sua casa, dar de cara com gente estranha, suas coisas todas fora do lugar.....enfim...o circo tava armado né, pedimos na hora para os pedreiros sairem e ligamos pro dono do imóvel que teve a cara de pau de dizer que simplesmente esqueceu de me avisar que tinha obras hoje...q cometeu um erro, blábláblá...A Maria ficou super nervosa...eu também...coisa de louco. Já estavamos pensando em sair do imóvel e isso foi a gota d´agua.

Já tinhamos ouvido falar que é muito comum aqui o dono do imóvel alugar o mesmo pra alguem, mas fica com uma cópia da chave, porque se sente no direito de entrar a hora que quiser. Enfim, descobrimos que essa "lenda" é verdadeira hoje. E do pior jeito possível né. Enfim, avisamos desde já, quando alugarem imóvel aqui, primeira coisa é trocar a fechadura, é um direito seu e recomendo.

Segunda parte, imagine depois de uma confusão dessas, você ainda ter que ir fazer uma entrevista de emprego, pois é a Maria teve... chegou lá um pouco mais calma. A entrevista correu bem, ela preenchia todos os requisitos, o trabalho era com recibos verdes, a senhora adorou ela, falou bem do Brasil e tudo mais e então no finalzinho quando tudo tava caminhando pra dar certo...veio a pergunta...você está legalizada?

Balde de água fria...ou melhor gelada...muito gelada...

É isso pessoal, ser ilegal tem dessas, o trabalho apesar de ser com recibos verdes exigia o visto, ou seja, ela voltou pra casa super desanimada. Ainda mais depois dos acontecimentos aqui.

Nessas horas a gente acaba naquela fase "E se..." e seu tivesse feito tal coisa e vindo com o visto, e se nunca tivesse decidido sair do Brasil...enfim...tem muita gente que não aguenta essas coisas e vai embora de vez...tem que ter estomago.

Acho importante contar essas coisas aqui, porque sinceramente ninguém merece passar por isso e sempre que possível, tentamos ajudar as pessoas a não cometer os mesmos erros que a gente.

Bom fim de semana a todos...saudades do Brasil hoje...

Pedro e Maria

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte pra vcs. Estou torcendo para a Maria... Parabéns pelo Blog! Está me ajudando muito! Beijos!

Cynthia disse...

Sobre os senhorio ter cópia das chaves, isso não acontece só em Portugal. Alguns anos atrás, eu e meu marido fomos visitar a prima dele que morava em Genebra. Ela havia acabado de comprar um teclado e pediu para meu marido tocar um pouco. Ao dar 22:00 em ponto, a senhoria apareceu dentro da casa dela, avisando sobre "a hora do silêncio" e, como se não bastasse, que fôssemos embora pois "não era mais hora de visitas em casa". Ela morava no andar superior da casa (de dois andares) e entrou por uma porta que dava direto na sala de estar. Detalhe: o quarto do casal não tem portas e, para completar, a porta pela qual ela entrou, só abria pelo lado dela!!!

Boa sorte para vocês.

Anónimo disse...

olha li seu desabafo,mas vc na hora podia chamar a policia e entrar com uma ação contra ele por invazão de propriedade.moro em portugal desde 1999 sou brasileiro de minas,mas nao dou mole pra eles porq fui atrás e saber do meu dever e direitos como arrendatario,imagina se sua esposa e vc estao a vontades e ele chega abrindo a porta.mesmo vcs nao tendo visto nao tem problema correr atras dos seus direitos vá a casa do brasil perto do consulado e se enformem ok ,o mais naoaceite mas isso em nenhuma casa que vcs alugarem.um bom fim de semana pra vcs.