quinta-feira, 29 de maio de 2008

SEM INFORMAÇÃO NÃO DÁ....


Olha gente, achamos engraçado uma leitora do blog dizer que somos admiráveis por ajudar dando estas informações, mas a questão toda é que quando viemos mesmo tendo acesso a internet e conhecendo algumas pessoas que ja moravam aqui não tivemos certas informações por conta disso viemos sem o visto...

Nós vamos sempre bater firmemente nessa tecla VENHA LEGALIZADO porque por conta de não vir devidamente documentados nós passamos por mal bocados quando chegamos...

Os contatos que tinhamos aqui eram de pessoas ou que não tinham estudos e estavam também ilegais no país(E para essas pessoas a legalização não fazia tanta diferença) ou eram pessoas que não se abriam muito a nos ajudar e informar(Coisa comum por aqui)....

Todo mundo é amigo de todo mundo mas quando se diz que quer vir pra cá todo mundo some, responde as coisas meio que entrelinhas e a coisa fica complicada porque informações técnicas não ajudam muito, temos que saber como tudo acontece na realidade e não nas teorias....

Existem dois tipos de imigrantes, o que vem pra tirar proveito do país e estudar, crescer e se capacitar e fazer diferença e os que vem para juntar dinheiro(A qualquer custo), viver empuleirado em casas com 10, 20 pessoas dormindo tudo embolado e correndo atrás do dinheiro....Estes segundos ai não tem coragem nem de ir ao cinema porque ficam convertendo a moeda e pensando que se fossem ao cinema poderiam mandar tanto R$ pro Brasil....é cada coisa que precisam ver...

Não temos nada contra, afinal cada um faz o que quer de suas vidas, mas nós viemos pra crescer, quando chegamos fomos moram a Margem Sul do Rio Tejo região de Almada, viemos morar com uma amiga, dividir apartamento e despesas com ela, ela trabalhava com limpeza e eu(Por não ter vindo legalizada) não podia escolher o trabalho então fui trabalhar com limpeza também, digo a vocês que não foi nada fácil, no Brasil eu era gerente em uma companhia americana, têem noção do choque que foi? Mas quando viemos sabíamos que teriamos um preço a pagar...

Depois preferimos ao invés de dividir despesas alugar um quarto com tudo incluído no apartamento de um outro casal brasileiro, mas hoje graças a Deus moramos só nós dois em um apartamento T2(2 quartos)...

Para os homens a coisa é mais complicada, sem o visto não tem como conseguir trabalho, quando se liga para uma entrevista de emprego a primeira pergunta é VOCÊ ESTÁ LEGAL NO PAÍS? O patrão que contrata um ilegal é multado por isso ninguem quer se arriscar contratando gente ilegal aqui...

Durante três meses eu trabalhei como empregada doméstica ganhando salário mínimo(Normalmente cobra-se por hora mas neste caso foi o que apareceu pra mim), Pedro ficou desempregado por três meses, angustiado por me ver ralar tanto e mais angustiado ainda porque de todos os contatos de trabalho que ele fazia nada aparecia pra ele...

Um dia, cansados porque nossa reserva também estava quase no fim, resolvemos que ele iria "temporariamente" pegar um trabalho de panfletagem, vocês tem noção do que é uma pessoa com graduação e pós graduação trabalhar panfletando? Pois bem, no segundo dia deste trabalho dele ligaram de uma empresa na área curricular dele e marcaram uma entrevista, na entrevista não perguntaram sobre a situação consular dele e ele também nada comentou, depois a empresa ligou contratando e ele abriu o jogo sobre a legalização, a empresa colocou advogados por conta dela para estudarem formas dele trabalhar na empresa e posteriormente dar entrada na legalização ja que na época não era tão fácil pois a lei de 2007 só foi assinada e aprovada depois disso....

Isso que aconteceu posso dizer a vocês como religiosos que somos, que foi um grande milagre e providência de Deus pois não é algo que aconteça normalmente por aqui, Pedro ficou nesta empresa um ano, eu parei de fazer limpezas e comecei a trabalhar como recepcionista(Com recibos verdes.....farei um post sobre isso para explicar como podemos trabalhar com os recibos), atualmente eu estou desempregada, mas ja trabalhei como assistente dentária e recepcionista...

No mestrado do Pedro o fato de não ser legalizado nunca atrapalhou em nada, ele ja está terminando o segundo semestre e pretende fazer doutoramento por aqui também.....

Ufa!!!

Falei muito não é?......rs.

Dúvidas a partir deste post podem mandar aqui mesmo no blog como recado e responderemos ...

Boa tarde...

Maria e Pedro

2 comentários:

Anónimo disse...

apaz do senhor irmaos meu nome é aline eu gostaria de saber quanto custa pra chegar ate ai legalomente e com emprego fixo se sabe de algum emprego entra em contato comigo pois tenho 2 filhos um de 3 e um de 6 minha mae e minha irma pra cuidar so eu que trabalho quando nao estou trabalhando Deus usa as pessoas pra nos ajudar nao temos agua nem luz pedimos agua nas casas luz de vela é muito triste ver o filho pedir o que comer e nao termos pra dar liga pra mim no 62 9947 2558

Anónimo disse...

ola...sou rodrigo tnho 22 anos...estou começando minha vida..qria ir trabalhar por ai,tnho um amigo q tmbm vai,precisamos d uma carta de encaminhamento,pra podermos entrar no pais mais facil,nosso objetivo eh trabalhar ai,pra junta dim pra ter algo melhor aqui,por favor,se poder nos ajudar...entrem em contato,digobad20@hotmail.com,esse eh meu mns.ah tmbm somos religiosos,mas estamos meio desviados,abraço!!