terça-feira, 27 de maio de 2008

ESTUDAR EM PORTUGAL...


Bem....se sua ideia é estudar em Portugal seguem algumas dicas do que você precisará para isso, primeiramente deverá se encaminhar ao consulado de Portugal mais próximo a sua casa, no nosso caso foi no Rio de Janeiro, em posse dos teus diplomas você solicitará no consulado portugues o carimbo nos diplomas, com isso o consulado estará validando a veracidade dos teus diplomas...

Depois disso já em posse dos diplomas devidamente carimbados aqui em Portugal você irá a uma escola secundária(O mesmo que escola de segundo grau no Brasil) e solicitará a equivalência do seu diploma, o que é isso? Portugal estará avaliando as disciplinas e as notas do aluno e te qualificando a uma série adequada para estudar no país português...

Aqui se estuda até 6º ano, 9º ano ou 12º ano, do 12º ano o aluno entra para a universidade, se a escola secundária te der equivalência ao 10º ano isso significará que você terá que frequentar dois anos e concluir o 11º e o 12º anos aqui em Portugal, se isso acontecer prepare-se você terá que aprender uma língua totalmente diferente na escrita, na pronúncia e nas exigências gramaticais e isso pode significar grande frustração pra quem vem pra cá pensando em cursar um curso universitário...

Portanto tenha um plano B em manga, dizem que ultimamente dificilmente se dá equivalência abaixo de 12º ano mas conheço pessoas que tiveram que cursar dois ou mais anos aqui devido a receberem equivalência inferior a necessária para ingressar na universidade...

Inclusive eu estarei enfrentando uma equivalência ainda este mês, mais tarde vou postar como foi para vocês terem melhor ideia, meu marido não precisou de equivalência pois veio fazer um curso de mestrado mas mesmo assim carimbamos todos os diplomas dele no consulado do Rio de Janeiro pois pensávamos ser necessária a equivalência também para ele, graças a Deus não foi preciso.

Então é isso, se vem para estudar e for uma licenciatura ja traga seus diplomas carimbados daí e se puder traga também um atestado de antecedentes criminais pois depois que você chegar aqui mesmo que ja venha com o visto terá quatro meses para comparecer ao SEF e validar seu visto, entra com visto mas precisa provar que entrou e então eles pedirão toda a documentação que você apresentou ai no Brasil ao solicitar o visto....

Boa tarde!!

Dúvidas podem nos escrever e responderemos...

Pedro e Maria

13 comentários:

Unknown disse...

eu queria saber um pouco mais sobre o minho, e guimarães tenho uma entrevista hoje
e queria as principais coisas obrigada :}

me mande as respostas para
letticia.pink@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola

apos a legalização em portugal, é possivel que seja aceito em qquer pais europeu por conta de portugal fazer parte da uniao europeia?
abraços, irenilda

Quem sou: disse...

Ola.

Minha situaçao, creio, que é identica ao de seu marido. Irei á Portugal para fazer MESTRADO, ter os diplomas autenticados pelo consulado já basta ou faz-se necessário uma equivalencia de cursos?

Se puderes enviar a resposta pelo mail: jardelfigo@bol.com.br
Grato

Rafael Ferreira França disse...

Saudações,
minha questão é muito parecida, eu quero ir para portugal fazer mestrado. Vou me formar este ano e pretendo ir no proximo ano fazer o mestrado. Pretendo cursar o mestrado na UCP. Quais são as questões a respeito das equivalências? Minha formação é em Engenharia da Computação.
Será que vocês tem msn ou googletalk para eu entrar em contato?
Por favor me enviem um e-mail rafaelferreirafranca@gmail.com
Não conheço ninguém em portugal e estou meio perdido sobre como proceder. Muito obrigado pelo blog.
Grato,
Rafael

Anónimo disse...

Gostaria de Obter informações do que é necessário.. udo mesmo, para poder cursar o mestrado na Universidade de Lisboa..
Tô sem saber as providencias tanto academicas quanto de fórum internacionais a serem tomadas. Sepuderem me ajudar serei muito grata.
e-mail para resposta: mfmaciel2@yahoo.com.br

Obrigada

Anónimo disse...

Olá Pedro e Maria
Gostaria de saber um pouco mais sobre estudar ai em Portugal, pois estou pensando em fazer um curso de Fotografia ai, e não sei como faço isso?! pois ja trabalho com fotos aqui no brasil e tenho conhecimento não é faculdade, mais gostaria de fazer um curso fora do brasil e tem algumas uma escola ai que tem uns curso de 4 a 6 mes até 1ano!O que devo fazer??


obrigado!
Um grande abraço a voceis ai!
Co_almeida20@hotmail.com
esse é meu e-mail!

Anónimo disse...

Oi Maria,
acabei de ver no acordo firmado entre Brasil e Portugal que o diploma de nível superior valeria em ambos sem maiores problemas; gostaria de saber como ocorreu com o Pedro, se ele conseguiu exercer a profissão e se houve alguma equivalencia e também algum reconhecimento adicional em alguma instituição portuguesa!
Estou precisando muito dessas informações!
Muito Obrigada e boa sorte pra voces. :**

Aru aru_lopes@yahoo.com.br

Anónimo disse...

ola, minha duvida é que vivo em portugal à 10 anos meus filhos sempre estudaram em portugal, agora quero regressar ao Brasil e gostaria de saber se a mudança pode prejudica los, eles frequetam o 10º e o 11ºano,(15 anos e 17 anos) pode me dizer como posso tratar da tranferençia? que serie eles vão frequentar no brasil?que época é melhor para serem transferidos sem atrazarem o ano ? pois tenho que ter em conta eles não se adapterem lá e termos que voltar para portugal.

Anónimo disse...

Olá Meu nome é Nonato Ricardo , sou ator e músico, gostaria de saber como é a area artistica em Portugal, e se é Difícil conseguir uma bolsa de estudo em uma Universidade, e o sistema de moradia é o mesmo do Brasil? alugel mensal?

ORIGADO!

Anónimo disse...

PADILHA...
Olá ,boa tarde.
Pelo que vi aí no BLOG de vcs acho que minha equivalência é referente ao 12º AnO. Sendo assim, para que eu possa estudar, depois de autenticar os documnetos no consulado aqui em Portugal ( pq já informei e posso autenticar aqui ), o que devo fazer ????????
Pois desde 2001 tento olhar isto, já fui em escolas ver isto, até aí sei,mas e depois de pegar a equivalência o que devo fazer???????
É pq sempre começo olhar isto e paro,mas agora pretendo mesmo estudar e quero saber o que faço a seguir as equivalências??????????????????
xau deixe-me tua resposta .
tamaraport@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola,
gostaria muiito de estudar en Portugal, mas eu queria fazer uma graduação, tô achando um pouco dificil encontrar informações sobre bolsas de gradução será que você pode me ajudar?

Desde já eu agradeço a atenção…

iararodrigues_14@hotmail.com

Debate-ambiental disse...

boa noite,
queria saber se posso terminar meus estudos em portugal,faço biologia to no terceiro periodo.
fabianebelissima@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá boa tarde
Bom sou casada com portugues moro no Brasil mais estamos indo morar em Portugal, tenho uma filha que esta concluiu o 1º ano primario gostaria de saber quais os documentos necessario tenho que levar para ela estudar em Portugal ela é brasileira tem 6 anos.Obrigado Aguardo resposta!!!